terça-feira , 4 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Lula, as galinhas e os preços – 10/03/2025 – Hélio Schwartsman
Últimas

Lula, as galinhas e os preços – 10/03/2025 – Hélio Schwartsman


Sempre me intrigou o fato de termos conseguido desenvolver uma economia de mercado sofisticada considerando as barreiras que nosso psiquismo impõe a ela.

Nossos cérebros da Idade da Pedra não têm dificuldade para perceber que um agricultor ou um artesão produzem valor. Eles, afinal, transformam sementes e matérias-primas em colheitas e produtos úteis. Mas não aplicamos o mesmo raciocínio a comerciantes e outros intermediários. Por alguma razão, não vemos sua atividade de logística como “produtiva” e os chamamos pejorativamente de “atravessadores”.

O presidente Lula melhor que ninguém exemplifica essa tendência. Vendo sua popularidade acossada pela inflação de alimentos, ele ameaçou medidas “drásticas”. Contra quem? Falando de ovos, ele elaborou.

“A galinha não está cobrando caro. Eu não encontrei uma galinha pedindo aumento no ovo. A coitadinha sofre […]”. Ou, seja, a culpa não é do “produtor”, aí compreendido em sua dimensão mais fundamental.

“O que nós precisamos é saber que tem atravessador no meio”, continuou o presidente. “Entre o produtor e o consumidor deve ter muita gente que mete dedo”.

A leitura de Lula parece ser a de que levar os produtos de fazendas e fábricas até as gôndolas de supermercados e manter as estruturas necessárias para vendê-los não é uma atividade indispensável que precisa ser remunerada. Quem faz isso não passa de “atravessador”, grupo que pode ser categorizado como exploradores do povo e contra o qual caberiam medidas drásticas.

Há um lado sombrio nesse tipo de discurso. Não é o caso do Brasil hoje, mas em várias partes do mundo, o comércio está muito associado a minorias étnicas. Era o caso de judeus na Europa, de chineses na Indonésia, Malásia e Vietnã e de armênios na Turquia. Aí, imprecar contra atravessadores era frequentemente a senha para um massacre.

Por aqui, a vítima é só a noção econômica de que preços são essencialmente informação sobre a disponibilidade de produtos. Não se vencem guerras só matando mensageiros.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...