terça-feira , 4 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Líder critica pensamento ideológico do Ibama sobre Margem – 03/03/2025 – Painel
Política

Líder critica pensamento ideológico do Ibama sobre Margem – 03/03/2025 – Painel

O “pensamento ideológico” do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) impede que o órgão autorize as pesquisas para exploração de petróleo na Margem Equatorial, afirma o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial do Brasil.

Na última quarta-feira (26), técnicos do Ibama decidiram recomendar a rejeição do pedido da Petrobras para pesquisar a exploração de petróleo na Bacia Foz do Amazonas, uma das regiões que compõem a Margem Equatorial. A manifestação ainda não está pública. A etapa tem como objetivo analisar a viabilidade técnica e econômica da exploração, antes de iniciar a produção de petróleo.

Para Pedro Lucas Fernandes, líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, está “mais que na hora” de autorizar a pesquisa na Margem Equatorial. “Já perdemos tempo”, diz.

Segundo ele, o assunto voltou a ganhar tração com a eleição de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado. O Amapá é um dos estados que se beneficiaria de uma eventual exploração de petróleo na Margem Equatorial. “O peso do Davi tem sido importante. A gente sentiu como evoluiu a questão da Margem [desde que ele assumiu o comando do Senado]”, afirma.

O deputado, no entanto, avalia que o Ibama é o principal entrave para a pesquisa na área, que conta com o apoio do presidente Lula (PT) —o petista já criticou publicamente o que chamou de “lenga-lenga” do órgão ambiental.

Para Pedro Lucas Fernandes, é preciso mudar o Ibama. “É a única solução. O pensamento ideológico dentro do Ibama é muito forte”, critica o parlamentar. “Eu acho que ter uma pessoa que responda ideologicamente lá dentro é muito ruim para o governo.”

O deputado cita o benefício econômico de estados que poderiam ser favorecidos pela exploração. No caso do Maranhão, diz, a previsão de aumento do PIB é de 14%. No Amapá, a estimativa seria de um aumento de 20%, complementa. “É uma descoberta gigantesca. É uma marca do governo.”


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...