domingo , 2 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Zelensky precisa “mudar ou renunciar”
Internacional

Zelensky precisa “mudar ou renunciar”



O senador republicano pela Carolina do Sul, Lindsey Graham, um dos aliados do presidente Donald Trump no Congresso dos EUA, declarou nesta sexta-feira (28) que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “precisa mudar ou renunciar” ao seu cargo. A declaração veio após o encontro tenso entre Trump e Zelensky no Salão Oval da Casa Branca, que deveria tratar de possíveis caminhos para a paz na Ucrânia, mas acabou se transformando em um confronto verbal.

Falando a jornalistas do lado de fora da Casa Branca após a discussão, Graham afirmou que havia aconselhado Zelensky a evitar um embate com Trump, quando o ucraniano esteve mais cedo visitando o Congresso.

“Eu disse a ele esta manhã: não caia na armadilha, não deixe a mídia ou qualquer outra pessoa te colocar em um confronto com o presidente Trump”, disse o senador. “Zelensky vai precisar mudar fundamentalmente ou renunciar”, acrescentou.

A reunião entre Trump e Zelensky era esperada como uma tentativa de aproximar posições sobre o conflito no leste europeu, que poderia ocorrer com a assinatura do acordo de minerais entre os dois países.

“Nunca estive mais orgulhoso do presidente Trump por mostrar ao povo americano – e ao mundo – que não se brinca com ele”, escreveu Graham logo depois em sua conta oficial no X.

A reação de Graham gerou divisões dentro do Partido Republicano. Enquanto aliados de Trump apoiaram suas críticas a Zelensky, outros republicanos que defendem o apoio contínuo à Ucrânia lamentaram o ocorrido. O deputado Don Bacon, de Nebraska, classificou o episódio como “um dia ruim para a política externa dos EUA”.

“A Ucrânia quer independência, livre mercado e Estado de direito. Ela quer ser parte do Ocidente. A Rússia nos odeia e odeia nossos valores ocidentais. Precisamos deixar claro que estamos do lado da liberdade”, afirmou Bacon.

Zelensky deixou a Casa Branca pouco depois da reunião sem fazer declarações à imprensa e sem assinar o acordo de minerais. Sob Trump, o líder ucraniano tem enfrentado dificuldades para manter o apoio militar e financeiro dos EUA, especialmente com a ala republicana mais próxima do presidente demonstrando resistência em continuar com o envio dos pacotes de ajuda ao país. Por sua vez, o governo Trump tem mantido conversas diretas com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, para encerrar o conflito.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...