sexta-feira , 7 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Juíza nega pedido para bloquear acesso de Musk a dados federais
Internacional

Juíza nega pedido para bloquear acesso de Musk a dados federais



A juíza federal Tanya Chutkan, do Distrito de Columbia, negou nesta terça-feira (18) um pedido de procuradores estaduais democratas para impedir temporariamente que o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado por Elon Musk, tenha acesso a sistemas de dados federais em diversas agências do governo dos Estados Unidos.

A decisão representa uma derrota inicial para os procuradores democratas que tentam restringir as ações do DOGE, departamento criado com o objetivo de enxugar e aumentar a eficiência da máquina pública. Na ação, apresentada na semana passada, os procuradores argumentam que Musk estaria exercendo uma função no governo sem passar pelo processo de nomeação e confirmação no Senado, o que, segundo eles, violaria a Cláusula de Nomeações da Constituição dos EUA.

Segundo informações da CNN, a ação judicial pedia que Musk e sua equipe fossem proibidos de acessar os sistemas de dados do Escritório de Gestão de Pessoal, do Departamento de Educação, do Departamento do Trabalho, do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, do Departamento de Energia, do Departamento de Transportes e do Departamento de Comércio. Além disso, os procuradores queriam que o DOGE fosse impedido de demitir ou afastar funcionários desses órgãos.

No entanto, ao rejeitar a solicitação de liminar, Chutkan afirmou que os estados não conseguiram demonstrar que sofreriam um dano iminente e irreparável caso o DOGE continuasse operando.

“O tribunal está ciente de que as ações imprevisíveis do DOGE resultaram em considerável incerteza e confusão para os demandantes e muitas de suas agências e residentes”, escreveu a juíza em sua decisão de 10 páginas. “Continua ‘incerto’ quando e como o catálogo de programas estaduais que os demandantes identificam será afetado.”

A criação do DOGE e a nomeação de Musk à frente do órgão geraram reações intensas em Washington, especialmente entre democratas e sindicatos de servidores públicos, que temem cortes e mudanças radicais na estrutura do funcionalismo federal. Musk defende que seu departamento vem atuando apenas tornar o governo mais eficiente e eliminar desperdícios.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...