quinta-feira , 30 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Últimas Vereador, foi a voz dos cidadãos de Marília por vinte anos – 16/02/2025 – Cotidiano
Últimas

Vereador, foi a voz dos cidadãos de Marília por vinte anos – 16/02/2025 – Cotidiano


Mario Coraíni Junior foi uma figura influente em Marília, interior de São Paulo, nas últimas três décadas. Vereador, exerceu cinco mandatos na Câmara do município.

Ele, porém, nasceu a aproximadamente 200 quilômetros dali, na cidade de Botucatu, em 1° de janeiro de 1936. Formado em ciências econômicas, direito e administração de empresas, trabalhou como fiscal de rendas do Estado e depois passou a dar aulas em universidades em 1975.

Sua passagem mais longeva foi pelo Centro Universitário Eurípides de Marília, do qual recebeu o título de professor emérito. Nesse período, também se estabeleceu na cidade.

A carreira pública de Coraíni Junior começou na década de 1990. Primeiro, como presidente do já extinto Departamento de Água e Esgoto, de 1993 a 1996. Depois, como vereador, passagem mais marcante.

De terno sempre alinhado, gravata invejavelmente sitiada e oratória recheada dos mais saborosos termos, o político usou a Câmara Municipal para defender uma vida mais digna à população mariliense. Assim como para cutucar os prefeitos de plantão, alinhados ou não ideologicamente a ele, filiado ao PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

“Tive a honra de trabalhar ao lado do professor Coraíni em determinado período, convivendo com seu espírito inquieto, sua paixão pelo saber e sua incansável luta por Justiça”, escreveu Jefferson Dias, procurador da República.

“Como vereador, dedicou anos de sua vida à política municipal, sempre na defesa intransigente dos interesses da comunidade. Sua voz, muitas vezes dissonante, era sempre pautada pela coragem e pela honestidade”, seguiu.

Coraíni Junior encerrou sua jornada na Câmara de Marília em 2020, por problemas de saúde. No ano seguinte, recebeu muito emocionado o título de cidadão mariliense. Era o desfecho de muita dedicação ao lar que escolheu.

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do professor e ex-vereador Mário Coraíni Júnior. Marília perde um homem que dedicou sua vida à Justiça, à ética e ao compromisso com a população”, afirmou o prefeito Vinícius Camarinha (PSDB).

Morreu no último dia 7, aos 89 anos. A causa da morte não foi divulgada. Deixa três filhos, Gustavo, Milena e Humberto, do casamento de 63 anos com Marilena Serva Coraíni, morta em 2022.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Últimas

Líder do PSB sugere indulto a quem foi ‘massa de manobra’ – 28/03/2025 – Poder

Líder do PSB na Câmara, o deputado Pedro Campos (PE) sugere que...

Últimas

Fomos de indignação a pena, diz Barroso sobre pichadora – 28/03/2025 – Poder

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta...

Últimas

ESPN muda tudo, troca programas e lança Franquia F – 28/03/2025 – Outro Canal

Aracaju A ESPN fará uma grande mudança em sua programação a partir...

Últimas

Kassab prevê centro-direita fragmentada para presidente – 28/03/2025 – Painel

O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, defendeu um ambiente...