terça-feira , 4 novembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional EUA e Canadá anunciam acordo para combater Tren de Aragua
Internacional

EUA e Canadá anunciam acordo para combater Tren de Aragua



Estados Unidos e o Canadá fecharam um acordo nesta quinta-feira (13) para intensificar a cooperação no combate ao Tren de Aragua (TdA), organização criminosa venezuelana que expandiu suas operações para a América do Norte. O acordo foi oficializado pelo diretor da INTERPOL de Washington, Jeffrey A. Grimming, e a diretora do Escritório Central Nacional (NCB), responsável pela cooperação policial internacional no Canadá, Marie-Josée Homsy, durante a Conferência de Chefes de Escritórios Centrais Nacionais da INTERPOL, realizada nesta semana em Lyon, na França.

O acordo visa reforçar o intercâmbio em inteligência criminal, coordenar investigações e fortalecer a segurança fronteiriça para impedir a expansão da facção nos territórios americano e canadense, bem como desmantelar as redes de tráfico humano, extorsão, sequestro e tráfico de drogas controladas pela organização. O Tren de Aragua tem se aproveitado das rotas migratórias para infiltrar seus criminosos em diversas regiões do continente norte-americano, ampliando sua influência e ameaça à segurança pública.

O diretor da INTERPOL de Washington, Jeffrey A. Grimming, destacou em comunicado a importância da aliança entre os dois países para erradicar a presença da facção.

“Hoje, demos um grande passo à frente na nossa luta para erradicar o TdA nos Estados Unidos. Ao unir nossos recursos policiais, os EUA e o Canadá garantem que o TdA não encontrará refúgio em nenhum de nossos territórios. Juntos, como parceiros, trabalharemos coordenadamente para desmantelar a organização e remover suas operações criminosas de nossas comunidades”, afirmou Grimming.

A diretora do NCB, Marie-Josée Homsy, reforçou a necessidade do esforço conjunto para combater o avanço de facções criminosas internacionais.

“Enfrentar organizações criminosas transnacionais como o TdA requer cooperação transnacional. Esses grupos ameaçam a segurança e a estabilidade em toda a América. Esta assinatura é um exemplo da forte colaboração que ocorre entre as autoridades canadenses e americanas diariamente – assim como do poder e alcance das capacidades da INTERPOL. Trabalhando juntos, podemos desmantelar redes criminosas, proteger nossas comunidades e reafirmar nosso compromisso com o estado de direito”, declarou Homsy.

Originado dentro do sistema prisional da Venezuela, o Tren de Aragua cresceu rapidamente e se tornou uma das maiores organizações criminosas da América Latina. Com atuação em Peru, Colômbia, Chile e outros países, o grupo se expandiu nos últimos anos por meio da exploração de rotas de imigração ilegal, estabelecendo operações nos Estados Unidos e no Canadá.

A facção se financia através de tráfico de pessoas, tráfico de drogas, extorsão, sequestros e roubos, consolidando-se como uma das maiores ameaças à segurança regional. Segundo a organização InSight Crime, um dos fatores que permitiu o crescimento desenfreado do Tren de Aragua foi a impunidade dentro da Venezuela, facilitada pelo regime de Nicolás Maduro.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...