A afirmação de Jair Bolsonaro (PL) de que pretende retirar o país do Brics caso volte à Presidência da República acendeu o sinal de alerta em nações que integram o grupo, que reúne, entre outros, Brasil, Rússia, Índia e África do Sul.
AMARELO
A frase, de acordo com a autoridade de um dos países parceiros, não passou em branco, já que é a primeira vez que um político com o peso de Bolsonaro faz uma afirmação tão contundente contra a organização.
AMARELO 2
Antes disso, a participação no Brics nunca tinha sido atacada publicamente por políticos de peso no Brasil, em governo algum. A ideia de formação do grupo inclusive “nasceu no país”, diz a mesma autoridade.
CAMINHO LIVRE
Lançado em 2009, o Brics atravessou quatro governos brasileiros sem ser publicamente questionado: os de Lula, os de Dilma Rousseff, o de Michel Temer e o do próprio Bolsonaro. Acreditava-se que havia um consenso sobre ele.
CAMINHO 2
A mesma autoridade afirma que, em diálogo com militares brasileiros, inclusive na era Bolsonaro, o Brics era elogiado, no contexto de que o Brasil deve ter boa relação com os EUA, mas sem alinhamento automático em todos os assuntos.
NOVA DIREÇÃO
A volta de Donald Trump ao poder nos EUA e os ataques que fez ao Brics, no tanto, alteraram o quadro, levando Bolsonaro a criticar o grupo publicamente.
PESO
Embora Bolsonaro esteja inelegível, as palavras dele preocupam pelo peso de sua liderança.
NO BASTIDOR
No governo Bolsonaro, o Brics era questionado internamente por ministros como o general Augusto Heleno, da Segurança Institucional. Já o então ministro da Economia, Paulo Guedes, defendia a presença do país no bloco.
TRIBUTO
O ator Gabriel Braga Nunes Recebeu convidados na sessão especial de apresentação de “Outros Toms”, espetáculo que marca os 30 anos da morte de Tom Jobim, na semana passada, no auditório do Masp. A cantora Roberta Campos compareceu. A bailarina Irupé Sarmiento e o ator Fernando Eiras marcaram presença.
com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário