Ficha Limpa
“Bolsonaro defende revogar Lei da Ficha Limpa para disputar eleições de 2026” (política, 7/2). É a velha política dele de abrir a porteira. Para este tipo de gente, as leis existem para serem revogadas quando desejam beneficiar algum infrator amigo.
Maria Milhome (Brasília, DF)
Ficha limpa é uma grande lei. Pelo fato de não existir na nação americana, temos uma aberração: um condenado governa o país. Aqui, houve um recurso jurídico para anular a condenação anterior do atual chefe de Estado. Ambos os países têm gente melhor para governar. O processo cria afunilamentos perversos em opções eleitorais.
Gladstone Britto (Cuiabá, MT)
Produtividade
“Produtividade no Brasil trava e se distancia da registrada em países com menor carga de trabalho” (Mercado, 8/2). Professores trabalham 60 horas semanais para poder dar conta das despesas. Duvido que consigam ser produtivos o tempo todo. E é assim com outras classes.
Rosangela Silvestrin (Farroupilha, RS)
O investimento maciço na educação é a única saída para melhorar o nosso desempenho em todas as áreas. Infelizmente, existem posições que defendem o corte de gastos para essa área, e até para a saúde, como se não precisassem mais de verbas.
Petrônio Alves Corrêa Filho (Três Lagoas, MS)
Em países onde a formação escolar e profissional são altas, a produtividade é alta. Como exemplo, além dos países citados no artigo, cito a Suíça: país rico, inovador e dinâmico, onde a produtividade é muito alta. Semelhante aos EUA, trabalha-se muito e com gosto. A alta produtividade vem da excelente formação profissional. Difícil encontrar gente sem profissão.
Helene Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)
Herança
“A herança da minha mãe” (Cleo Guimarães, 8/2). Obrigado pela dica, Cleo! O Fernando Sabino foi um grande escritor e merece todas as homenagens.
Bernard Soihet (São Paulo, SP)
Haddad
“Pressão sobre Haddad põe em dúvida capital político do ministro para 2026” (Política, 8/2). Haddad é um excelente ministro, mas faz parte de um contexto, de um ambiente político e é natural que não possa impor decisões ou mesmo tendências. É um sujeito honesto e inteligente, e isso talvez seja uma desvantagem no embate com os abutres do Congresso e com gente pouco cuidadosa como é o caso de Gleisi, que precisa de moderação. Acho que Haddad é a maior figura desse governo, mesmo se comparado a Lula.
José Fernando Marques (Brasília, DF)
Com um patrono como Lula e aliados como Gleisi, Haddad já deveria ter jogado a toalha e voltado para casa.
Mario Garcia (Florianópolis, SC)
Inflação
“Consumidor já tira produto do carrinho de supermercado para driblar inflação” (Mercado, 8/2). Os mais prejudicados pela inflação são os mais pobres. O irônico é que é exatamente em nome deles que os governos petistas fazem as pajelanças econômicas que fomentam a inflação e a degradação dos indicadores econômicos.
Jorge Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Exploração
“Petrobras já treina resgate de animais atingidos por óleo na Foz do Amazonas, e invasões avançam em Oiapoque” (Ambiente, 8/2). Olho as fotos. Lindas paisagens que nem conheço e não consigo aceitar essa violação da vida tranquila de espécies que não podem reclamar.
Graça Almeida (Belo Horizonte, MG)
O Brasil e o PT
“O PT, uma grande zoação está em vias de inviabilizar o país por cem anos” (Luiz Felipe Pondé, 9/2). Desde quando o Brasil é o PT? E desde quando só o PT tem a prerrogativa de inviabilizar o pais, se em quatro anos os Bolsonaro da vez tentaram e quase conseguiram?
Luis Carlos (São Paulo, SP)
Resumo perfeito e triste do que é realmente o Brasil.
Gustavo Michelin (Caxias do Sul)
Riqueza
“Filósofa defende limitar riqueza individual para salvar planeta” (Ilustríssima, 8/2). Concordo com alguns ajustes. Nada justifica pessoas extremamente ricas e outras sem nada. Basta a sociedade querer, se organizar, sair da bolha e cobrar dos políticos que trabalhem em prol da população e não em causa própria.
Jane Santos (Rio de Janeiro, RJ)
Ao invés de limitar o crescimento da riqueza não seria mais interessante incentivar a distribuição de renda sem a participação do Estado como meio?
Sergio Neves (Vila Velha, ES)

Deixe um comentário