terça-feira , 28 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Internacional Hamas e Jihad Islâmica libertam mais sete reféns em Gaza
Internacional

Hamas e Jihad Islâmica libertam mais sete reféns em Gaza



O Hamas e a Jihad Islâmica Palestina entregaram à Cruz Vermelha nesta quinta-feira (30), no sul da Faixa de Gaza, os reféns israelenses Arbel Yehud e Gadi Moses, bem como cinco cidadãos tailandeses, em uma libertação realizada em meio a milhares de moradores do enclave que foram ao local.

“De acordo com informações fornecidas pela Cruz Vermelha, sete reféns, incluindo dois israelenses e cinco estrangeiros, foram transferidos”, confirmaram as Forças Armadas israelenses.

Os militantes escoltaram Moses, de 80 anos, até a mesma van em que Yehud estava, segundo o correspondente no local da emissora catariana Al Jazeera, embora as imagens não permitissem ver esses movimentos no meio de uma multidão de pessoas, muitas delas cercando os veículos.

Os cidadãos tailandeses foram transferidos para outros dois veículos. Todos eles serão colocados sob custódia do Exército israelense na passagem de Kerem Shalom, no extremo sudeste de Gaza.

A libertação ocorreu em frente à casa em ruínas do líder do Hamas na Faixa de Gaza e mentor do ataque de 7 de outubro de 2023, Yahya Sinwar, que foi morto por tropas israelenses em outubro do ano passado em Rafah, também no sul do enclave.

Em meio a gritos de “Alá é grande”, assobios e aplausos, as imagens divulgadas até agora mostram Yehud abrindo caminho no meio da multidão em direção às vans da Cruz Vermelha.

Milhares de pessoas, incluindo civis e militantes, alguns carregando bandeiras do Hamas ou da Jihad Islâmica, se aglomeraram no ponto de libertação em Khan Younis para assistir à entrega dos reféns aos agentes da Cruz Vermelha.

“As multidões que se reuniram para acompanhar a libertação dos prisioneiros são uma mensagem ao mundo de que nosso povo se une firmemente à resistência, a abraça e que a ocupação não conseguiu isolá-la”, disse o Hamas em um comunicado.

Os mesmos representantes da Cruz Vermelha Internacional que recolheram a militar Agam Berger mais cedo em Jabalia, no norte de Gaza, desceram em comboio até Khan Younis para certificar a libertação dos demais reféns.

A libertação em Khan Younis foi semelhante à primeira troca de reféns em 19 de janeiro, na qual os prisioneiros também eram civis, embora mais moradores de Gaza tenham comparecido desta vez.

Já a soltura de Berger nesta quinta-feira e de suas quatro companheiras militares no sábado passado teve um carácter diferente, mais teatral, em que os milicianos fizeram os agentes da Cruz Vermelha e os reféns, vestidos com uniformes do Exército, subir em um palco.

Devido à quantidade de pessoas no local, os milicianos tiveram que abrir caminho no meio da multidão para permitir a saída das ambulâncias.

Como parte do acordo, Israel libertará 110 prisioneiros palestinos nesta quinta-feira, entre eles 32 condenados à prisão perpétua no país.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Internacional

Cardeais se reúnem na Capela Paulina antes do conclave

Os 133 cardeais que buscarão o novo papa no conclave se reuniram...

Internacional

Opositora de Maduro agradece resgate de asilados na Venezuela

Operação liderada pelos EUA Por Isabella de Paula 07/05/2025 às 10:24 A...

Internacional

Cerca de cinco mil fiéis acompanharam missa pré-conclave no Vaticano

Cerca de cinco mil fiéis participaram da missa Pro eligendo pontifice na...

Internacional

Cardeais participam de missa pré-conclave. Veja cronograma do primeiro dia

Os 133 cardeais que integram o Colégio Cardinalício se reuniram nesta quarta-feira...