quarta-feira , 4 fevereiro 2026
| Cidade Manchete
Lar Tecnologia OpenAI alega que DeepSeek usou ilegalmente dados do ChatGPT para treinar sua IA, dizem agências
Tecnologia

OpenAI alega que DeepSeek usou ilegalmente dados do ChatGPT para treinar sua IA, dizem agências




Microsoft e OpenAI, que são parceiras, iniciaram uma investigação sobre o possível vazamento de informações, com implicações de roubo de propriedade intelectual. DeepSeek e ChatGPT
Joel Saget/AFP
A OpenAI afirmou ter evidências de que o DeepSeek usou dados do ChatGPT para treinar seu próprio chatbot. A informação foi confirmada pela empresa ao jornal Financial Times.
A declaração veio apenas um dia depois de Sam Altman, CEO da OpenAI, elogiar o DeepSeek, que causou uma reviravolta no mercado de inteligência artificial na segunda-feira (27).
“Obviamente, entregaremos modelos muito melhores, e também é legítimo e revigorante termos um novo concorrente! Faremos alguns lançamentos”, disse Altman.
Segundo a OpenAI, o rival utilizou uma técnica conhecida como “destilação”, na qual desenvolvedores extraem dados de grandes modelos de IA para treinar modelos menores ainda em desenvolvimento.
O portal de tecnologia The Verge lembra que a OpenAI permite a integração de sua API em aplicativos de terceiros. No entanto, a prática de destilação é considerada uma violação dos termos de serviço da empresa.
A agência Bloomberg informou que a Microsoft e a OpenAI abriram uma investigação para apurar o possível vazamento desses dados. Segundo as empresas, que são sócias, as informações foram obtidas de maneira não autorizada por um grupo que é ligado ao DeepSeek.
Procurada pelo Verge, a dona do ChatGPT não deu mais detalhes sobre o caso. A Microsoft se recusou a comentar, de acordo com a Reuters.
David Sacks, líder de IA e criptomoedas da Casa Branca, afirmou à Fox News em uma entrevista na terça-feira que era “possível” que o DeepSeek tivesse roubado propriedade intelectual dos Estados Unidos, segundo informações da agência Reuters.
“Há evidências substanciais de que o que o DeepSeek fez foi destilar o conhecimento dos modelos da OpenAI”, disse Sacks.
Por que a IA chinesa DeepSeek é apontada como ameaça ao protagonismo dos EUA?
DeepSeek: a corrida espacial do séc. 21



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tecnologia

ChatGPT: Estudo de Oxford aponta preconceito contra Norte e Nordeste

“A identidade musical do Brasil, ancorada no samba, bossa nova, carnaval e...

Tecnologia

Elon Musk se torna a primeira pessoa a superar US$ 800 bilhões em patrimônio

SpaceX, xAI, X, Starlink… entenda a relação entre empresas de Musk Elon...

Tecnologia

Veja o que países estão fazendo para regular o acesso de crianças às redes sociais

Brasileiros contam como foi a proibição de redes sociais na Austrália A...