sexta-feira , 31 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Política Lula: Recordar holocausto é compromisso com humanidade – 27/01/2025 – Brasília Hoje
Política

Lula: Recordar holocausto é compromisso com humanidade – 27/01/2025 – Brasília Hoje

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (27) que recordar o holocausto contra o povo judeu é um compromisso com a humanidade, diante dos desafios atuais com o ressurgimento do extremismo.

Lula ainda afirmou que tem um compromisso com a luta contra o antissemitismo e contra todas as formas de discriminação.

A mensagem, por ocasião do dia internacional em memoria das vítimas dos holocausto, acontece quase um ano após o início da crise com Israel, por equiparar as ações israelenses na Faixa de Gaza com o holocausto.

O presidente usou as suas redes sociais para se manifestar sobre a data, que correspondem à libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, há 80 anos.

“27 de janeiro, é celebrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Há exatos 80 anos, o campo de concentração de Auschwitz foi libertado. Auschwitz foi o palco de uma brutalidade indescritível, onde pereceram um milhão dos seis milhões de judeus que perderam suas vidas sob a barbárie do regime nazista de Hitler”, escreveu o presidente.

“Recordar seus horrores não é apenas um ato de memória, mas também um gesto de compromisso com a Humanidade diante dos perigos do extremismo que ressurge nos dias de hoje. Como presidente do Brasil, renovo meu compromisso com a luta contra o antissemitismo e contra todas as formas de discriminação. Nunca mais”, completou.

Há 80 anos, completos nesta segunda-feira (27), Auschwitz e Birkenau, na Polônia, foram liberados pelo Exército Vermelho nos estertores da Segunda Guerra Mundial. A Alemanha de Adolf Hitler capitularia meses mais tarde, e o mundo levaria um tempo para entender o que ocorria naquelas instalações.

Durante viagem ao Egito e à Etiópia, em fevereiro do ano passado, o presidente provocou grande polêmica ao comparar as ações israelenses na Faixa de Gaza com a dos nazistas contra o povo judeu.

As declarações abriram uma nova crise diplomática com o governo israelense, que convocou o embaixador brasileiro em Tel Aviv para uma “chamada de reprimenda”.

“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou Lula na Etiópia.

A fala foi considerada como antissemita por Israel e pelos Estados Unidos.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Como deputados votaram em recurso que beneficia Bolsonaro – 07/05/2025 – Poder

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7), por 315 a 143,...

Política

No STF, projeto da Câmara pró-Ramagem é visto como ilegal – 07/05/2025 – Poder

A tentativa da Câmara de livrar o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)...

Política

Posição do governo sobre PCC e CV é covarde, diz deputado – 07/05/2025 – Painel

A posição do governo brasileiro de divergir dos Estados Unidos sobre a...