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Universidades são alvo de críticas simplistas – 21/01/2025 – Sou Ciência


As Universidades Federais representam um dos maiores patrimônios do povo brasileiro. No entanto, são frequentemente alvos de críticas que, embora necessárias, precisam ser feitas com responsabilidade e com base em análises criteriosas. Recentemente, um artigo publicado por um jornal digital afirmou que as “graduações das Universidades Federais formam apenas 1,26 aluno por professor por ano“. Essa afirmação merece ser examinada sob uma óptica mais aprofundada.

Quais são, então, os problemas com o Indicador “Aluno Formado por Professor”?

Indicadores são ferramentas úteis para compreender fenômenos complexos, mas devem ser utilizados com critério. Como explica Paulo de Martino Januzzi, indicadores precisam refletir conceitos abstratos de maneira substantiva. O indicador em questão falha nesse aspecto ao associar de forma atípica um marcador de esforço geral (professores) com um marcador de resultado parcial (alunos formados). Professores universitários não se dedicam exclusivamente ao ensino de graduação; suas atividades abrangem pesquisa, extensão, internacionalização e gestão acadêmica.

A simples melhora desse indicador poderia ser alcançada por meio de cursos de menor duração e rigor acadêmico, o que comprometeria a qualidade do ensino. Por isso, instituições como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) optam por monitorar a relação aluno-professor, mais relevante para medir o impacto educacional.

É preciso igualmente contextualizar o desempenho acadêmico para compreender a falácia do indicador. Um exemplo são os cursos de Medicina oferecidos pelas Universidades Federais. No caso da Universidade Federal de Goiás (UFG), apesar de envolver um corpo docente altamente especializado e um processo formativo complexo, que inclui práticas clínicas e internato supervisionado, o índice “aluno formado por professor” é de 1,24, abaixo da média nacional de 1,26 apontada no artigo. Entretanto, esse número, isoladamente, não consegue refletir a qualidade ou a complexidade da formação médica oferecida na instituição.

No cenário internacional, a relação aluno-professor na Educação Superior é de 15,6 na média da OCDE, ao passo que no Brasil é de 25,7. Embora isso possa sugerir maior “eficiência” no Brasil, estudos mostram que uma alta proporção de estudantes por professor compromete a qualidade do ensino, especialmente em cursos a distância.

Outro ponto levantado pelo artigo é a suposta baixa geração de valor econômico e social pela pós-graduação brasileira. Essa crítica desconsidera a contribuição substancial da ciência nacional em áreas como saúde, energia e agricultura. Graças à pesquisa pública, o Brasil se destaca na exploração do pré-sal, no enfrentamento de epidemias como o zika vírus e no desenvolvimento de novos fármacos e materiais.

Precisamos atentar para os desafios reais das universidades públicas, como a evasão e a gestão. A evasão é um problema multifatorial que requer políticas de assistência estudantil mais robustas. Além disso, problemas pontuais de gestão podem ser enfrentados com maior profissionalização e alinhamento aos interesses públicos.

Medir o desempenho das Universidades Federais apenas pela quantidade de formados ignora seu papel essencial no avanço científico, na formação cidadã e no desenvolvimento do país. Esses institutos não são apenas centros de ensino, mas também motores de inovação e bem-estar social. As críticas são bem-vindas, desde que feitas com embasamento e respeito à relevância dessas instituições.


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