
“Direcionarei nosso governo a usar todo o poder da lei federal e estadual para eliminar a presença de todas as gangues estrangeiras e redes criminosas, trazendo crimes devastadores para o solo dos EUA, incluindo nossas cidades e centros urbanos.”, declarou o republicano, em seu discurso.
Trump declarou que os Estados Unidos acabará com a política de “pegar e soltar” e prometeu que as ações de sua nova gestão serão em um nível “jamais visto antes”. Ele ressaltou sua responsabilidade na proteção de seu país e contra ameaças e invasões.
México
Em seu discurso de posse, o mandatário comentou as relações com o México, e destacou o “reestabelecimento de uma política de permanência” no país vizinho. O reestabelecimento dessa política implicaria que migrantes que buscam asilo na fronteira sul vivam nas cidades do norte do México durante seus processos judiciais nos EUA.
Além disso, confirmou a mudança do nome do “Golfo do México” para “Golfo da América”. A mudança já havia sido anunciada, vinha causando polêmicas e foi ironizada pela presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.
Algumas das medidas, já eram esperadas e confirmadas por agentes da Casa Branca, entretanto, segundo eles, o novo presidente pode enfrentar desafios legais em seu cumprimento.
O republicano já havia confirmado que ações contra imigrantes ilegais e deportações em massa, aconteceria “muito rapidamente”.

Deixe um comentário