quinta-feira , 18 dezembro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia Lula puxa a orelha de ministros pelo preço alto dos alimentos
Economia

Lula puxa a orelha de ministros pelo preço alto dos alimentos



“Os alimentos estão caros na mesa do trabalhador. Todo ministro sabe que o alimento tá caro e uma tarefa nossa garantir que chegue na mesa do povo trabalhador, da dona de casa, na mesa do povo brasileiro, em condições compatíveis com o salário que ele ganha”, disparou.

As carnes subiram 20,84% no ano, enquanto que o café moído disparou 39,6%. No cálculo geral, o segmento de alimentos e bebidas foi o que mais pesou na inflação do ano, com um aumento de 7,69%.

Este foi o segundo estouro da meta no terceiro governo de Lula, que já viu a inflação de 2023 chegar a 4,62%. A meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3% com tolerância de até 4,5%.

Fernando Gonçalves, gerente do setor de cálculo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), explica que as condições climáticas tiveram parte da culpa pela elevação do indicador.

“O índice foi puxado pela alta dos itens alimentícios, que sofreram influência de condições climáticas adversas, em vários períodos do ano e em diferentes localidades do país. Além disso, assim como em 2023, a gasolina foi responsável pela maior contribuição no indicador em 2024”, afirmou.

“É evidente que essa variação da inflação tem impacto nesses dois eventos climáticos fortes que vocês acompanharam, noticiaram, tanto de seca em vários lugares do país como de chuva excessiva em vários lugares do país. Mas eu diria que isso deve se acomodar”, disse.

Os dois eventos climáticos a que ele se referiu foram as enchentes no Rio Grande do Sul em maio e a seca que levou a graves incêndios florestais no segundo semestre.

Rui Costa afirmou, ainda, que o governo tem compromisso com a responsabilidade fiscal apesar da disparada da inflação e do aumento da taxa básica de juros prevista para este ano, com expectativa de se chegar a 15% até junho.

“O conjunto de medidas fiscais votadas em dezembro vai dialogar e já está promovendo seus efeitos de reafirmar o absoluto compromisso fiscal do governo, trazendo de novo a inflação para dentro da meta e dentro dos limites previstos no conjunto da política econômica”, completou o ministro.



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Lula descarta privatizar Correios e promete entregar estatal “sarada”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou qualquer possibilidade de...

Economia

como não ficar no vermelho?

Com a chegada do ano novo, também se aproximam as despesas sazonais,...

Economia

manobras geram risco de shutdown no Brasil

O governo federal recorre a manobras contábeis para evitar um colapso financeiro...

Economia

Lula minimiza derrotas no Congresso e diz que conseguiu vencer pautas econômicas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta (18)...