segunda-feira , 27 outubro 2025
| Cidade Manchete
Lar Economia 100 melhores empresas para trabalhar em São Paulo
Economia

100 melhores empresas para trabalhar em São Paulo


O Great Place to Work (GPTW) premiou nesta segunda-feira (25) as 100 melhores empresas para trabalhar no estado de São Paulo em 2025, divididas entre Região Metropolitana e Interior Paulista e subdivididas entre portes Pequeno, Médio e Grande. A premiação da 7ª edição do ranking regional paulista foi realizada no Tivoli São Paulo Hotel.

As primeiras colocadas do Great Place to Work São Paulo 2025 foram:

Região Metropolitana

  • Grandes – Tokio Marine
  • Médias – Flexform
  • Pequenas – AJX Capital Investimentos

Interior

  • Grandes – Neoenergia Elektro
  • Médias – Sicoob Cocre
  • Pequenas – Prime Securitizadora

Veja a lista completa dos premiados abaixo.

GPTW São Paulo 2025 conta a história de empresas que criam bons ambientes

A 7ª edição do Great Place To Work (GPTW) São Paulo contou com a participação de 1.353 empresas, o que representa um aumento de 18% em relação à edição passada — na primeira edição, em 2019, foram 528. No total, essas companhias impactam mais de 1,4 milhão de colaboradores.

Para chegar à lista final, com 100 premiados, o GPTW leva em conta inúmeros fatores que, no fim, reconhecem as organizações que criam espaços de trabalho exemplares e que priorizam o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Além disso, comemora as empresas que desenvolvem práticas inovadoras para nutrir e valorizar a contribuição de profissionais em todas as etapas de sua carreira.

Com base nisso, o GPTW considera um excelente lugar para trabalhar aquele em que o colaborador confia nas pessoas para quem trabalha, tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha. Isso faz toda a diferença para uma empresa estar na lista das premiadas.

GPTW comemora as empresas que desenvolvem práticas inovadoras para nutrir e valorizar a contribuição de profissionais em todas as etapas de sua carreira. (Foto: William Mota/Divulgação GPTW)

O ranking paulista de 2025 aponta alguns insights que resumem a trajetória das empresas premiadas:

  • Cuidar se destacam entre as práticas culturais com a maior média de confiança entre os colaboradores;
  • Empresas premiadas são 2,6 vezes mais propensas a estarem em estágio acelerado de inovação do que as não premiadas;
  • O setor de Tecnologia da Informação se destaca com 23 empresas premiadas;
  • 26 empresas foram premiadas pela primeira vez no ranking;
  • 8 empresas se destacam pela trajetória sólida, tendo sido reconhecidas em todas as edições do ranking.

“Fica evidente que as pessoas buscam empresas que ofereçam oportunidades de crescimento e um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além do respeito nas relações e da possibilidade de você ser você mesmo, sem máscaras, podendo trabalhar com segurança e autonomia”, aponta o embaixador do Great Place To Work Brasil, Hilgo Gonçalves.

A 7ª edição do GPTW São Paulo 2025 mostra uma variedade de segmentos em que as empresas trabalham, evidenciando o dinamismo da economia do estado. Na lista se destacaram as organizações do setor de Tecnologia da Informação e de Serviços Financeiros e Seguros, com 23 e 22 empresas reconhecidas, respectivamente. Mas há outros setores representativos, como Produção e Manufatura (15 empresas), Biotecnologia e Farmacêutica (7 empresas) e Agricultura, Silvicultura e Piscicultura (5 empresas), fechando os cinco principais setores.

Um aspecto que fica nítido na premiação deste ano é a consolidação de algumas empresas no ranking, inclusive nas primeiras posições. E, ao mesmo tempo, a ascensão rápida de organizações que foram recentemente certificadas e já estão no ranking. “Costumamos dizer que mais difícil do que entrar é se manter no ranking. Porque, além de a concorrência aumentar a cada ano, é preciso manter firme a relação de confiança com seus funcionários, a escuta ativa e o compromisso de colocar sempre as pessoas no centro da estratégia”, comenta Gonçalves.

Em relação à distribuição etária, houve uma mudança significativa no perfil dos profissionais na comparação com as duas últimas edições, especialmente no aumento de pessoas com 35 anos ou mais e diminuição significativa de pessoas de até 25 anos. Esta faixa teve uma queda de 9 pontos percentuais. Por outro lado, as faixas etárias de 35 a 44 anos e de 45 a 54 anos tiveram um crescimento de 5 pontos percentuais na comparação com a edição de 2023. Além disso, a participação de pessoas de 55 anos ou mais cresceu de 3% em 2023 para 5% em 2025.

Na distribuição por gênero dos colaboradores, foi verificada uma estabilidade em relação à 2024, com percentual de mulheres em 41% — em 2023, alcançou 45%. Trata-se de um valor inferior à proporção de mulheres na demografia do estado, que foi de 51,8%, segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2022. Essa diferença também fica evidente na quantidade de mulheres ocupando cargos de CEO entre as empresas premiadas: 12%. Esses são números que mostram que ainda há muito a avançar nos próximos anos.

“A essência de uma boa empresa para trabalhar está nas relações de confiança e tudo isso começa com a liderança, Quando a empresa genuinamente quer ser uma excelente empresa para trabalhar, ela desenvolve sua liderança para que esta promova a melhor experiência para cada um do seu time. Afinal, é essa experiência vivida no dia-a-dia por cada um é que vai moldar a cultura da organização”, conclui o embaixador do GPTW Brasil, Hilgo Gonçalves.

Confira o ranking completo do Great Place To Work (GPTW) São Paulo 2025



Source link

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Economia

Novo Código Civil pode transformar contratos em batalhas judiciais

O projeto do novo Código Civil (PL 4/2025), do senador Rodrigo Pacheco...

Economia

Tom cordial de Trump com Lula não significa fim das tarifas

Após cerca de 45 minutos de conversa entre os presidentes dos Estados...

Economia

CNI vê reunião entre Lula e Trump como “avanço concreto”

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) avaliou como positivo o encontro realizado...

Economia

Presidente tenta impedir aposta esportiva

O cenário econômico é marcado por uma forte tensão entre o Palácio...